>
Image

Missão e História

A União Recreativa do Dafundo (URD) foi criada em 28 de Maio de 1939, no Bairro Clemente, na cave de uma taberna. Consciente do seu papel social, numa zona que tanto necessitava de atenção, a URD rapidamente desenvolveu projetos / atividades de inserção, de sociabilização, de integração para culminar necessidades sociais, assim como integrar e envolver os moradores num Bem maior, o seu Bairro.

Em 1941, a URD inicia a sua primeira modalidade desportiva, o futebol, com a formação de uma equipa do escalão Juvenil. Mas ambicionava mais... Na época 1983/1984, nasce uma equipa Sénior e na de 1992/1993, uma do escalão Júnior.

Durante este tempo, deram-se os primeiros passos no Atletismo, em 1960 e depressa a URD tornou-se uma equipa de referência, uma das melhores equipas de Portugal. Destacam-se, de entre muitas outras vitórias, o 1o lugar por equipas na corrida do Tejo, em 1997 e o 1o lugar da corrida das localidades, em 2005.

No ano 2000, deu-se início a um projeto de pesca, no qual também foi largamente reconhecida. Dos vários prémios que a equipa recebeu, destacam-se os prémios recebidos, em 2007, na Barragem do Maranhão, em 2008, na Prova do Grupo Desportivo Recreativo D. Leonor, em 2013, o Grande Prémio do Jamor, em 2014, o Grande Prémio do Barreiro.

Com o passar dos tempos, as infraestruturas foram-se tornando claramente insuficientes, e em 21 de Maio de 2005, foi inaugurada a nova sede, pelo Secretário de Estado do Desporto, Dr. Laurentino Dias, e pela Presidente da Câmara Municipal Oeiras, Dr.a Teresa Zambujo.

Mais tarde, e com novas condições, criou-se, em 2008, o primeiro centro de estágio de ginástica aeróbica, para a seleção nacional de Juniores e Seniores.

E desde então, os projetos não têm parado. Em 2010, começou uma classe de artes marciais e em 2013, iniciou-se o projeto da ginástica, no qual o clube se tornou muito forte, de destaque a nível nacional. A projeção que o clube tem alcançado com as vitórias na ginástica tem trazido cada vez mais atletas para esta modalidade desportiva. De 8 ginastas, em 2013, o clube atingiu as 160 inscrições, em 2019.

Em 2018, foi constituída a primeira escola de ginástica da URD, a GymnoAcademy, com uma nova equipa de coordenação, apostando, desta forma, na ginástica, no Dafundo. No ano que decorre, a URD festejou condignamente os 80 anos de história desta coletividade, relembrando, nomeando e condecorando as pessoas que fizeram do Clube a Casa de Referência e de Convívio, em que se tornou. Prova disso é o número crescente de sócios, num total de 550, atualmente.

Hoje, com 80 anos de história, contamos com cerca de 1 000 troféus nas diversas areas desportivas, algumas delas já extistentes.

A Missão da União Recreativa do Dafundo é, acima de tudo, envolver e incluir todos os moradores da área, promover o desenvolvimento social e económico da freguesia e promover e difundir a prática desportiva, cultural e recreativa.

Procura-se, assim, criar um ambiente de articulação com o envolvente, assim como estimular a diversidade cultural e social para uma maior integração e coesão social.

Para que a missão seja cumprida, promovem-se iniciativas e projetos , parcerias com entidades públicas e privadas, bem como o apoio a iniciativas de entidades públicas, colectivas com ou sem fins lucrativos e privadas.

Image
© 2020 União Recreativa Dafundo. Todos os Direitos Reservados.